Notícias
 


FICoop teve avaliação positiva


O presidente da Unicred, Dr. Emerson Assis, representou a Cooperativa no 1º Fórum de Integração Cooperativista (FICoop), que aconteceu dia 31 de março, na Câmara Municipal de Americana. Além da Unicred, várias organizações cooperativistas estiveram presentes, entre elas a Unimed, Uniodonto, Unicred Campinas, Cones, Cooperteto, EcoSol e Banco Palmas.

Com a idéia de contribuir com as discussões do FICoop, a Unicred trouxe o consultor do Instituto Banco Palmas, Luciano Cidrack do Valle Jr., que falou sobre o sucesso e a disseminação do conceito do banco em outras cidades e estados do país.

O Banco Palmas é uma instituição de créditos que foi montada pela Associação dos Moradores do bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs). O bairro tem moeda própria, o “Palma”, que equivale R$ 1 real.

O dinheiro é alternativo e de uso exclusivo do banco. Os moradores conseguem a moeda com o próprio trabalho ou com empréstimo da instituição. Além de liberar crédito, o banco investe em novos negócios na comunidade.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do fórum é difundir o valor cooperativista na região e mostrar para a sociedade a importância das cooperativas. O consultor do Banco Palmas considerou que o FICoop é um projeto fantástico. “É uma ação que deve ser copiada em outros locais e amplamente divulgada”, declarou.

Para ele a crise mundial é um fator que também ajuda na junção das instituições financeiras. “Com certeza essa crise facilita a união. Se não houver essa unidade de processos, instituições e de ações de uma comunidade, não conseguiremos vencer a crise”, comentou.

Na opinião do presidente da nossa Unicred, Dr. Emerson Assis, as experiências trazidas do intercâmbio em Mondragon, na Espanha, do qual ele participou no ano passado,  foram fundamentais para a realização do fórum. “Hoje, nós podemos dizer que avançamos muito no cooperativismo da região. Sabemos que temos grandes possibilidades sozinhos, mas elas serão enormes se trabalharmos em conjunto. Por isso, a minha avaliação do fórum é extremamente positiva”, finalizou o Dr. Emerson.


Público atento


Luciano Cidrack do Valle Jr - Banco Palmas


Dr. Emerson Assis - Presidente da Unicred Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa

VOLTAR


Copyright © 2008 Unicred Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa
Todos os direitos reservados.

Associe-se/Abra Sua Conta


 

Home Quem Somos Notícias Glossário Contatos Webmail

Minha Conta
  Crédito
  Investimento
  Como Investir
  Governança Cooperativa
  Serviços
  Seguros
  Unibusiness
  Dúvidas Freqüentes
  Ouvidoria
  Unicred Cobrança
  Força do Cooperativismo
  Intranet
 
ANBID
ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Fundação ABRINQ - Empresa 

amiga da criança